sexta-feira, 11 de setembro de 2015

DISCURSO DO ACADÊMICO MAURO D'ÁVILA MODESTO DA COSTA -- SAUDAÇÃO DO SODALÍCIO À DIRETORIA "TECIDO DA CULTURA ACREANA"

Discurso de posse da nova diretoria da AAL -- 2015-2017
Mauro Modesto
19/06/2015

O patrimônio histórico, econômico, social e cultural de um país, de um estado, são bens que pertencem à coletividade. E a cultura, senhores intelectuais, é um conjunto de códigos e padrões que regulam a ação humana e que se manifestam em todos os aspectos da vida.
A cultura são características humanas que não são inatas. Ela se cria e se aprimora através da comunicação e cooperação entre os indivíduos em sociedade e está sempre relacionada à produção e transmissão de conhecimentos, da intelectualidade artística.
A cultura é o processo de desenvolvimento social de um grupo, de um povo, de uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, das suas instituições.A cultura, minhas senhoras e senhores, deve ser a elegância, o refinamento, o esmero do bom gosto, do mais requintado dos hábitos e costumes.
Há 50 anos, quando me propus a enveredar-me pelo caminho da cultura, sabia que seria uma tarefa reservada apenas para os fortes e corajosos e foi aí, que olhei para dentro de mim e pensei com os meus botões: Serei tudo ou não serei nada.  Mesmo tendo essa certeza, preferi trilhar o caminho que iria enriquecer o patrimônio histórico e cultural do meu estado e quiçá do meu país.
A cultura não é um bem que se pode comprar. Ter riqueza, bem-estar não é o mesmo que possuir cultura. Ser rico não traduz ter conhecimento.A cultura nos leva à liberdade, se não, nos mostra o caminho do saber agir, de independência, da confiança. A cultura nos dá a sagrada condição de homens livres.
“Não anda mais rápido aquele que caminha açodado, acelerado porque ele vai ser obrigado a pecar pela pressa. O apressado provavelmente irá se precipitar”.  Caminhar é necessário, mas caminhar com disciplina, de modo absoluto. Nunca será tarde para reter na memória que somos aptos a caminhar com decisão acertada, com total segurança.
A franqueza, os bons princípios, a ética, a virtude andam um pouco afastados, mas não tão distantes que não possamos obtê-los de volta ao nosso convívio. E a cultura, senhores acadêmicos, é o caminho mais curto. A cultura é a estrada mais fértil.
Senhores, a grande crise da humanidade é a falta de educação e de cultura. A educação é o cabedal científico na obtenção da instrução, do conhecimento. É o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral de uma sociedade. É a prática dos usos de sociedade: civilidade, delicadeza, polidez e cortesia.
Já a cultura torna o homem liberto, livre. Livre da má influência. A cultura é a emancipação do homem. A cultura é o melhor instrumento que o homem possui para ser menos oprimido, diminuído moralmente.
Jorge da Cunha Lima, afirma: “A cultura não lida apenas com as artes e universidades, mas com todos os valores da sociedade humana, que um governo democrático incumbe respeitar e vitalizar”.
Respeitáveis senhoras e meus senhores, sei que vivo entre as nuvens, talvez por isso vivo repetindo para mim mesmo que sou antes de tudo um acreano, um plantador de sementes da poesia, um professor e um sonhador e por favor, deixem-me sonhar.
Para encerrar, digo-lhes: Caminhando com a educação e com a cultura, chegaremos bem perto de Oscar Wilde, Dostoievski, de Platão, Sócrates, Diógenes, Pascal, Emerson, Aristóteles, Descartes, Montesquieu, Einstein. Victor Hugo, Confúcio, Cícero, Sêneca, Voltaire, Sartre, Gandhi, Byron, Tolstoi, Ésquilo, Benjamin Franklin, Heráclito, Milton, Leonardo da Vinci, Picasso, Lincoln, Rousseau e tantos outros.
Viva a cultura!!!

E bons dias para a nossa presidente Luisa Galvão Lessa Karlberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário